Esta semana, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), Joselisse Nunes, representou o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) durante capacitação para conselheiros tutelares, realizada no Instituto Federal do Piauí(IFPI), e do encerramento do “Projeto com vida: infância e adolescência saudável”, ocorrido na Casa Maria Menina.

Financiado pelo Fundo para Infância e Adolescência(FIA), o projeto promove ações que possibilitam uma gestação saudável e a ressignificação dos vínculos sociais para adolescentes. A Casa tem como prática uma intervenção qualificada junto à adolescente e seu grupo familiar, compreendendo ações e atenções que favoreçam a promoção de direitos e o fortalecimento da função protetiva da família. A Casa Maria Menina estende seu atendimento até seis meses após o parto. Esse espaço já recebeu o Prêmio de Inclusão Social, no Piauí.
Já a capacitação foi direcionada para conselheiros tutelares de Teresina e cidades vizinhas. Na ocasião, foram apresentados esclarecimentos acerca do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência(SIPIA) – um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O SIPIA tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.
