Fotografia dos presentes na reunião dos Assessores de ImprensaAssessores de comunicação de 26 Estados brasileiros participaram recentemente de reunião na sede do Ministério Público do Paraná, para formar uma rede nacional de comunicação para o MP Brasileiro. O encontro, organizado pela Assessoria de Comunicação do MP-PR, reuniu 38 pessoas. Das 31 unidades ligadas ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), apenas 5 não foram representadas no evento que foi promovido pelo próprio CNPG. A I Reunião dos Assessores de Comunicação do Ministério Público Brasileiro teve ainda a participação de representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Cláudia Lemos.

O objetivo da rede de comunicação é fazer com que os MPs de todo o país possam trocar experiências na área, compartilhar produtos de comunicação, promover ações conjuntas e tratar da elaboração do Programa Nacional de Comunicação Social do Ministério Público Brasileiro. A proposta de criação da rede será formalizada, para apresentação na próxima reunião do Colegiado, que será realizada em Campo Grande, nos dias 20 e 21 de maio, bem como sugestões de ações para desenvolvimento conjunto.

Os assessores que participaram do evento foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, presidente do CNPG, e o PGJ do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, que coordena as discussões sobre o tema comunicação no âmbito do Conselho. Olympio falou da importância da comunicação no processo de efetivação de direitos. “Uma comunicação eficiente é ferramenta essencial para a ponte entre a comunidade e o Ministério Público. De um lado, para fazer a difusão das leis, sobretudo as que têm cunho social; por outro, para difundir o papel do Ministério Público; para que a sociedade compreenda a atuação do membro do MP como agente político de transformação social”, afirmou.

Cláudio Lopes, designado pelo CNPG para tratar das questões ligadas à comunicação, destacou que a ideia é desenvolver um programa de comunicação social que fale diretamente à população, para garantir o entendimento de todos acerca das atribuições do Ministério Público, sobretudo na defesa dos direitos sociais coletivos, como saúde, educação e meio ambiente. “A população precisa saber de fato o que é o MP, quem trabalha na instituição, o que faz o membro do Ministério Público”, diz. “Precisamos divulgar a instituição, a marca Ministério Público, em todo país”.

 

 

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