Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, Promotoria de Pedro  II – PI, formulado em março de 2010, a Juíza daquela  comarca deferiu pedido de antecipação de tutela em ação civil pública manejada contra a CEPISA, atual ELETROBRÁS.

Na decisão, a Juíza determinou à CEPISA, hoje ELETROBRÁS,  que adéqüe a energia do bairro Caixa D´Água, na cidade de Lagoa do S. Francisco, em 15 dias. A concessionária também foi obrigada a apresentar, no mesmo prazo, plano de compensação pelos danos causados aos usuários atingidos.

A Magistrada fundamentou sua Decisão afirmando que há “fundado receio de dano irreparável está configurado em razão da vulnerabilidade econômica, social e técnica dos consumidores atingidos, têm suas vidas dependentes de uma regular prestação do serviço aludido”. Amparou-se, ainda, em diversas provas produzidas pelo Ministério Público, inclusive filmagens de diligências e medições de voltagem formuladas pelo Promotor de Justiça, acompanhado de representantes da CEPISA (hoje ELETROBRÁS) na casa de diversos usuários, além de medições feitas pela própria requerida.

A Decisão irá beneficiar 109 famílias que vinham sofrendo com a má prestação do serviço de distribuição de energia.

Na data de hoje, 23/06/2010, a Promotoria de Justiça abriu nova investigação contra a ELETROBRÁS PIAUÍ. Desta vez o problema ocorre nos bairros AREIA BRANCA, PIRAPORA, SÃO GONÇALO e SÃO FRANCISCO, na cidade de Pedro II – PI. Mais uma vez a reclamação da população que ensejou a abertura das investigações relaciona-se aos baixos níveis de tensão durante a noite.