No último dia 27, A Promotora de Justiça Cléia Cristina P. J. Fernandes recebeu o diploma de “Amigo da Polícia Ambiental”. A solenidade ocorreu na sede do Batalhão de Polícia Ambiental do Piauí, situado no Parque da Cidade, zona norte de Teresina. Na ocasião, também foram agraciados os analistas ambientais do IBAMA, Fabiano Barbosa Pessoa e Sandovaldo Gonçalves de Moura.
O Policiamento Ambiental no Piauí se iniciou no ano de 1993, com a criação de um Pelotão Florestal, embora sem nenhum ato administrativo formal.
Em 1994, por intermédio da Lei Estadual nº 4.717, de 27 de julho, criou-se efetiva e juridicamente a Companhia de Polícia Militar Ambiental, subordinada ao Comando de Policiamento da Capital, com área circunscricional em todo o Estado do Piauí.
No ano de 2005, por intermédio da Lei Estadual nº 5.468, de 18 de julho, foi elevada à categoria de Companhai Independente. No ano de 2009, por intermédio da Lei Complementar nº 137, de 23 de outubro, foi elevada à categoria de Batalhão, mantendo-se subordinado ao Comando de Policiamento da Capital e com a mesma circunscrição.
O Batalhão Ambiental tem como missão zelar pelo meio ambiente e pelos recursos ambientais, proteger a fauna e a flora, controlar a exploração florestal e a pesca predatória, por intermédio de de um trabalho preventivo e repressivo, em ações isoladas ou conjuntas com outros órgãos e entidades ambientais, priorizando especialmente a educação ambiental.
O diploma de “Amigo da Polícia Militar do Piauí” foi instituído no ano de 1985, através da Portaria nº 04/QCG, de 19 de abril de 1985, alterada pela Portaria nº 066/QCG, de 09 de agosto de 2000, considerando a necessidade de reconhecer publicamente e no seio da Corporação o valor e o reconhecimento de todos aqueles que tenham contribuído decisivamente para o engradecimento da milícia piauiense.
Essa comenda é concedida na data de aniversário da PMPI e nas datas de aniversário de suas OPMs. No 16º aniversário do Batalhão de Polícia Ambiental, o Sr. Comandante Geral da PMPI, por indicação do Comandante do BPA, agraciou as personalidades, Dr.ª Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, Promotora de Justiça da Curadoria do Meio Ambiente, Fabiano Barbosa Pessoa e Sandovaldo Gonçalves de Moura, analistas ambientais do IBAMA, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.
Fonte: Batalhão de Policiamento Ambiente do PI