altDurante a realização do 8° Encontro do PLanejamento Estratégico que ocorrreu no MPE com a presença de Promotores, Procuradores de Justiça e servidores, representantes do IBAMA, a convite do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, participaram do evento apresentando o “Projeto Liberdade e Saúde”. O objetivo: tentar sensibilizar a todos sobre os sérios e graves danos causados pelo tráfico de animais silvestres ao meio ambiente. Leia mais sobre o assunto abaixo.

No dia 20 de agosto de 2010, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, compareceram os representantes do IBAMA, Sr. Fabiano Barbosa Pessoa e Sandovaldo Gonçalves de Moura, a pedido da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, com o objetivo de apresentar o Projeto Liberdade e Saúde de autoria do IBAMA/PI, aos promotores de Justiça que estavam presentes no Planejamento Estratégico.

Essa apresentação teve como escopo sensibilizar  os Promotores de Justiça, bem como despertar a preocupação para os danos imensuráveis causados pelo tráfico de animais silvestres ao meio ambiente, inclusive o aumento da lista de animais em extinção. No Estado do Piauí já são 11 mamíferos e 7 espécies de aves. Bem como o projeto expõe a crueldade de tratamento dispensada aos animais pelo tráfico. Por exemplo: membros são mutilados, olhos inutilizados, sufocamento e morte. Segundo os fiscais do Ibama, de  10 animais apanhados pelos traficantes, 9 morrem por maus-tratos.

Também faz parte do Projeto o esclarecimento do risco de transmissão de doenças com o contato íntimo e prolongado com estes animais, tais como: omitose presente em pássaros e pombos, febre amarela transmitida por macacos; hepatite e herpes também transmitida por sagϋi e macaco, etc.

Sem dúvida alguma, o projeto mostra com precisão o problema decorrente da guarda doméstica de animais silvestre bem como visa incentivar os membros do Ministério Público a atuar dentro da sociedade, para alterar valores e comportamentos desta.