alt

Antônio Gonçalves Vieira

O Procurador-Geral de Justiça, Augusto Cézar de Andrade, foi oficializado na manhã de hoje, sobre a escolha do novo gestor do Ministério Público do Estado do Piauí, biênio 2010-2012. O escolhido pelo Governador Wilson Martins foi o Procurador de Justiça, Antônio Gonçalves Viera, o mais votado da lista tríplice que foi encaminhada ao Palácio de Karnak, depois de processo eleitoral ocorrido no MP em 15 de outubro passado, do qual Dr. Antônio Vieira obteve 83 votos. A posse solene do novo PGJ-PI ocorrerá dia 18 de novembro próximo.

 

Conheça um pouco da história e da carreira do Procurador de Justiça, Antônio Gonçalves Vieira:

 

O Procurador de Justiça, Antônio Gonçalves Vieira, 61 anos, nasceu no município de Castelo do Piauí, em 13 de agosto de 1949. Formou-se no curso de Bacharelado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. Ingressou na carreira ministerial através de concurso público de provas e títulos no ano de 1981 assumindo o cargo de Promotor de Justiça Adjunto da 16ª. Zona Judiciária em São Raimundo Nonato. Antes Dr. Viera, como é conhecido, foi Policial Rodoviário Federal.

Como Promotor de Justiça atuou, com afinco, nas comarcas de Miguel Alves, União, Batalha, Porto, Beneditinos, Luzilândia, Oeiras, São João do PI, Altos, dentre outras. Em 1987 foi promovido por antiguidade para a comarca de Teresina, 6ª Vara Cível.  Em 1991 foi designado pelo então Procurador-Geral de Justiça , José de Oliveira Lins, para exercer o cargo de Chefe de Gabinete da PGJ. No mesmo ano foi promovido, por merecimento, ao cargo de Procurador de Justiça. Em 1993 foi Procurador-Geral de Justiça do MP-PI. Em 1997 foi Corregedor-Geral do Ministério Público.