O Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira foi empossado ontem (18) no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí. Na solenidade que aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, o novo PGJ jurou que defenderá e fará cumprir a lei, dedicando toda sua lealdade ao Ministério Público e desempenhando fielmente as funções em que foi investido.
Autoridades de expressão no estado e no país vieram prestigiar o evento e congratular o Procurador-Geral. Compuseram a mesa de honra o Governador do Piauí, Wilson Nunes Martins; o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Flávio Teixeira de Abreu Júnior; o Corregedor Geral do MPPI, Antônio de Pádua Ferreira Linhares; o Procurador Regional Eleitoral, Marco Aurélio Adão; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, João Batista Machado Júnior; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República, Marco Túlio Lustosa Caminha; o Defensor-Geral da Defensoria Pública do Piauí, Nelson Nery Costa; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, Nelson José Nunes Figueiredo; Guilherme Xavier de Oliveira Neto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí; César Bechara Mattar Júnior, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; o Prefeito de Teresina, Elmano Férrer; o desembargador Erivan Lopes e o Procurador de Justiça Augusto Cézar de Andrade, que se despede da chefia do Ministério Público do Estado do Piauí.
Também estiveram presentes membros e servidores do MPPI, além de secretários de Estado, representantes da imprensa piauiense e familiares e amigos do empossado.
Em seu discurso, Antônio Vieira enfatizou a necessidade de integração do Ministério Público a nível interno e externo, para que sejam alcançados os objetivos da instituição. Segundo ele, “o MP precisa firmar parcerias com o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, a Advocacia-Geral da União, o Governo do Estado, a Prefeitura do Município, as Secretarias de Estado, a Defensoria Pública e outros órgãos, entidades e instituições cujo objetivo seja promover o bem-estar social e a cidadania, em nome do interesse público”. O novo Procurador-Geral comprometeu-se a trabalhar pela modernização do MP no tocante à tecnologia da informação e à administração dos recursos humanos, bem como a instituir um controle efetivo da produtividade de Procuradores e Promotores de Justiça. Por fim, o novo chefe do MPPI agradeceu e pediu o apoio de todos. O mandato de Antônio Vieira terá duração de dois anos.