O Ministério Público Estadual irá lançar campanha de Resíduos Sólidos próxima sexta-feira (05/11). O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de contaminação do ambiente e das pessoas com os lixões urbanos. O evento será às 09 horas da manhã, no prédio da PGJ-PI. A coordenação está a cargo do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP-PI.

A  irregular descarga de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causam um grande desconforto e inúmeros malefícios à saúde dos moradores do seu entorno, acarretando, sem dúvida alguma, diminuição da qualidade de vida gerada pelo mau cheiro e pela proliferação de insetos.

Afora isso, os “lixões” urbanos a céu aberto constituem-se um sério problema em relação ao meio ambiente e à saúde.

 

Algumas substâncias descartadas no meio ambiente podem causar danos irreversíveis, como por exemplo, o mercúrio das pilhas encontradas no lixo doméstico. Esta substância representa um dos mais sérios e graves problemas de contaminação do homem e do meio ambiente. Quando depositadas no “lixão”, o mercúrio contamina a terra e a água (lixiviação para o lençol freático), entrando com facilidade na cadeia alimentar, o que representa um perigo potencial para o homem, já que ele se alimenta dos peixes ou aves das áreas vizinhas aos lixões. Além disso, a ação tóxica do mercúrio afeta o sistema  nervoso central, provocando lesões no córtex e na capa granular do cérebro. São observadas alterações em órgãos do sistema cardiovascular, urogenital e endócrino. Em casos de intoxicações severas, os danos são irreparáveis.

O lixo também pode provocar contaminação de rios, riachos e demais corpos hídricos. Preocupado com o aumento do número de pequenos depósitos de lixo espalhados pelas cidades, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente idealizou e, no dia 05.11.10, lançará a campanha de Resíduos Sólidos do Ministério Público do Estado do Piauí, com a utilização de VT, panfletos, outdoors e mídia televisiva e em radiodifusão.

Esta campanha terá também como viés de atuação, a conjugação de esforços com os demais órgãos de proteção ambiental, desenvolvendo ações integradas para o aumento da conscientização ecológica da população e a diminuição do descarte de lixo a céu aberto.

Convidamos também toda a imprensa local para que acolham a campanha divulgando-a em seus canais de difusão, a fim de que, como formadores de opinião, possam agigantar esta campanha tornando-a efetiva na conscientização ambiental a que se propõe.

O lançamento ocorrerá na próxima sexta-feira, 05.11.10, às 09h da manhã, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, 4° andar, rua Álvaro Mendes, 2294, centro. A coordenação dos trabalhos será da Promotora de Justiça, Denise Costa Aguiar.