Reunião com a Corregedora-Geral do MP/PI, Promotores de Justiça e a arqueóloga Niède Guidom.Durante a correição ordinária nas Promotorias de Justiça de São Raimundo Nonato, em reunião com a Corregedora-Geral do Ministério Público, Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, e os Promotores de Justiça Flávia Gomes Cordeiro de Castro, João Batista de Castro Filho, Micheline Ramalho Serejo Novaes, Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes e Hugo de Sousa Cardoso, a arqueóloga Niède Guidom reivindicou a criação em São Raimundo Nonato de uma Promotoria de Justiça especializada em matéria ambiental. Semelhante reivindicação fora apresentada pela Dr.ª Flávia Gomes Cordeiro de Castro. Niède Guidom solicitou também ações institucionais para retomada das obras do aeroporto, especialmente voltadas à construção da casa para recepção de passageiros e entorno, uma vez que apenas a pista de pouso foi concluída.

 


Lamentou que a paralisação comprometa o incremento do turismo na região, citando, como exemplo, a impossibilidade de se candidatar para sediar, em 2012, um dos eventos comemorativos dos 60 anos de criação do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural/Unesco. Ressaltou que cidades com uma menor quantidade de sítios arqueológicos chegam a receber anualmente 5 milhões de turistas, enquanto no Parque Nacional da Serra da Capivara a média é de 15 mil, mesmo com 177 sítios abertos à visitação. Também mencionou o interesse de grupo italiano na construção de um hotel de luxo na região, desde que oferecido o suporte necessário ao recebimento das aeronaves e dos passageiros. Em 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, transformado em unidade de conservação federal por intermédio do Decreto nº 83.548, de 05.06.1979.


Os membros do Ministério Público reconheceram a importância do turismo para o desenvolvimento sustentável da região e informaram a existência de um inquérito civil para apuração das obras inacabadas no Estado do Piauí, incluindo as obras do aeroporto. Também se comprometeram a realizar uma audiência para viabilizar a celebração de um compromisso de ajustamento de conduta com as partes envolvidas.