A Comissão Institucional de Gestão Ambiental do Ministério Público, criada pela Procuradora-Geral de Justiça, reuniu-se pela primeira vez. A Comissão é composta pela Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, e pelos servidores Faruk Morais Aragão e Alcivan da Costa Marques.

Nesse primeiro encontro, os membros da comissão pensaram em alternativas para adaptar o Ministério Público do Estado do Piauí à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), na qual estão incluídas atividades como o uso racional dos recursos naturais, combate ao desperdício, gestão de resíduos, sensibilização e capacitação de servidores.

A comissão também decidiu encaminhar procedimento administrativo à Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos, para  elaboração de um projeto básico de segurança. O engenheiro civil e a arquiteta do Ministério Público ficaram responsáveis, e devem apresentar o plano de segurança ao Corpo de Bombeiros dentro de 45 dias.

Também entrou na pauta a multiplicação de pombos na fachada da Procuradoria-Geral de Justiça. A comissão solicitou à Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos a redação de uma nota técnica sobre as doenças que estes pássaros transmitem para o ser humano, com recomendações sanitárias que serão remetidas à Coordenadoria de Apoio Administrativo.

A próxima reunião será realizada no dia 28 de maio, na sede do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente.