A Promotora de Justiça Leida Maria de Oliveira Diniz, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude, ministrou palestra com o tema “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – aspectos jurídicos, políticos e econômicos”, no I Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Timon(MA), a convite do Conselho Tutelar da cidade.
A representante do Ministério Público afirmou que a violência institucionalizada contra os fracos e pequenos da sociedade, inclusive a violência sexual de crianças e adolescentes, é fenômeno atinente a um sistema político concentrador e cruel, que entende os pobres, favelados, idosos, doentes, crianças e adolescentes como elementos desfuncionais, que não se adequam ao ambiente competitivo do mercado e da exploração econômica.
Ressaltou que as crianças e adolescentes são seres humanos que merecem um cuidado especial por parte do Estado e das famílias. “A infância e a adolescência devem ser protegidas, com o compromisso ético da valorização do ser humano. A Constituição Federal de 1988 garante direitos e garantias fundamentais: para que eles sejam viabilizados plenamente, é necessária uma reconstrução do sistema, de forma a valorizar o ser humano como cidadão e as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos”, frisou a Promotora de Justiça.