alt

O Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, promoverá o lançamento estadual da campanha ELEIÇÕES LIMPAS – O que você tem a ver com a corrupção?. O evento será realizado no Auditório Procuradora Iolanda Carvalho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Teresina-PI), amanhã (31/05), às 9h. O objetivo do Ministério Público é incentivar o eleitor a votar com responsabilidade, depois de avaliar bem o histórico, a conduta e as propostas dos candidatos. Serão distribuídas cartilhas com informações e questionários para auxiliar os cidadãos nessa tarefa.

 

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi idealizada por um Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e lançada em 27 de agosto de 2004, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Aproveitando a repercussão, a Associação Catarinense do Ministério Público propôs a nacionalização da campanha, com a participação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Endossando a ideia, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), por aprovação unânime de seu Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 24 de junho de 2007, na cidade de Brasília/DF, foi autorizada a executar a campanha em âmbito nacional. Diante disso, formulou um convite de participação ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), objetivando uma estratégia nacional padrão do Ministério Público Brasileiro, buscando a soma de esforços em torno de um objetivo comum: o combate à corrupção.

Novas ações serão planejadas para dar continuidade à construção de uma sociedade mais humana, mais fraterna e mais justa, tendo como foco as crianças e os jovens, fazendo-os incorporar no dia-a-dia valores como a moralidade, a ética e o respeito. Para isso, a campanha conta com diversos parceiros, que acreditam na possibilidade de se criar uma cultura de valores morais e de solidariedade para com o próximo, educando as gerações novas para o exercício da cidadania. Os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra a corrupção, mas a sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.

Por isso, convidamos toda a sociedade piauiense a participar do lançamento.

Com informações de www.oquevocetemavercomacorrupcao.com