O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) promoveu um ato de apoio à Procuradora-Geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei, que tem sido ameaçada de destituição por parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. A manifestação, que reuniu Procuradores-Gerais de Justiça de todo o país, aconteceu durante a abertura de reunião extraordinária do CNPG. O conselho apóia as investigações do Ministério Público Estadual e do Federal, que vêm sofrendo constantes ataques. “É absurda a violência contra a Procuradora-Geral de Justiça do Amapá e contra o Ministério Público Brasileiro. É por isso que não se pode subtrair o poder de investigar do MP”, afirmou o presidente do CNPG, Cláudio Lopes, ao se referir à Proposta de Emenda Constitucional nº 37, que tira o poder de investigação do MP e está sendo analisada por Comissão Mista do Congresso Nacional.

 

O Ministério Público do Amapá investiga possíveis atos de improbidade na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Dentre as supostas irregularidades investigadas, constam o valor da verba indenizatória dos parlamentares, de R$ 100 mil mensais, e denúncias relativas a funcionários e empresas que prestam serviços para a instituição.

 

O Ministério Público do Estado do Piauí também vem a público manifestar seu apoio à Procuradora-Geral do Amapá e ao CNPG, colocando-se à disposição para prestar auxílio.