alt

Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima (ao centro), acompanhada pelos novos servidores efetivos

 

O Ministério Público do Estado do Piauí recebeu 62 novos servidores, empossados perante a Procuradora-Geral de Justiça. Em solenidade muito prestigiada realizada na manhã de ontem (05/06), os candidatos aprovados no último concurso público assumiram o compromisso de desempenhar bem e fielmente as tarefas inerentes às funções públicas que passarão a exercer. A chefe do Ministério Público, Zélia Saraiva Lima, expressou a felicidade da instituição por recepcionar mais analistas e técnicos ministeriais, principalmente porque a admissão de novos servidores estava prevista na política de estruturação desenvolvida pela administração. A Procuradora-Geral também transmitiu seus votos de sucesso a todos os empossados. O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, Chefe de Gabinete da PGJ, mostrou por que o corpo funcional é muito importante, sobretudo durante o processo de transformação pelo qual o Ministério Público está passando. O presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SINDSEMP), José Anchieta Nery Neto, falou sobre as conquistas alcançadas pela categoria nos últimos anos. Também participaram da mesa de honra: o Subprocurador-Geral de Justiça, Alípio de Santana Ribeiro; a Corregedora-Geral do MP/PI, Rosangela de Fátima Loureiro Mendes; a Ouvidora do MP/PI, Martha Celina de Oliveira Nunes; e o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças.


Clique aqui para ver mais fotos!

 

Depois da cerimônia de posse, os novos servidores assistiram a uma apresentação sobre a estrutura organizacional do Ministério Público, conduzida pela Promotora de Justiça Janaína Rose Ribeiro Aguiar, que também é coordenadora da Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Implementação do Planejamento Estratégico (CAMAPE). Os empossados tiveram acesso ao organograma da instituição, com discriminação das atribuições de cada unidade administrativa. Em seguida, puderam conhecer pessoalmente os setores, com a supervisão de servidores da Coordenadoria de Comunicação Social e da Coordenadoria de Recursos Humanos. Além de auxiliar os recém-chegados no processo de adaptação aos colegas, a visitação possibilitou o contato direto com as atividades desenvolvidas em todos os componentes da estrutura operacional do Ministério Público.

 

Hoje (06/06), foi executada a segunda etapa da programação do Seminário de Ambientação de Novos Servidores. O dia começou com dinâmica de integração coordenada pela psicóloga da instituição, Liandra Nogueira Soares da Silva. O momento de descontração permitiu que todos os empossados se apresentassem e falassem um pouco de suas expectativas. Liandra Nogueira foi seguida pela colega Ranielle Leal Moura, Coordenadora de Comunicação Social do MP/PI, que ministrou palestra sobre etiqueta institucional. Enfatizando a importância do marketing pessoal na vida profissional, Ranielle Leal apresentou diretrizes e conselhos para o convívio com os colegas de trabalho e a construção de uma imagem favorável.

 

 

O servidor Márcio Martins Moura Filho, Analista Ministerial – Processual, foi o próximo, com palestra sobre direitos e deveres do servidor público. O momento seguinte ficou sob a responsabilidade do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SINDSEMP/PI). José Anchieta Nery Neto, Daniel Batista Ferreira Neto, Carlos Rogério Beserra da Silva, Alcivan da Costa Marques e Francisco Mariano Araújo Filho, todos membros da Diretoria Executiva da entidade, discorreram sobre o trabalho do SINDSEMP/PI desde a sua fundação, com destaque para as campanhas pela aprovação de um novo plano de cargos e salários e pela valorização dos servidores.

 

O Promotor de Justiça Fernando Ferreira dos Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) proferiu palestra com o tema “Ética no Serviço Público”, ressaltando que a ética é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho e para o combate a práticas nocivas à sociedade, como o patrimonialismo, que consiste na dificuldade de distinção entre o público e o privado. A programação foi encerrada pelo servidor Carlos Eduardo Gomes Monteiro Silva, Analista Ministerial – Processual, que falou sobre a tramitação de processos administrativos no âmbito do MP/PI.

 

O Seminário de Ambientação de Novos Servidores foi uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça para mostrar aos empossados que o Ministério Público está muito contente por recebê-los, promovendo esses primeiros momentos de convivência. O outro objetivo era conscientizar os servidores sobre a importância da prestação de um bom serviço, sobretudo porque as atividades desenvolvidas por eles vão contribuir para o respeito ao consumidor, para a defesa da infância, para a qualidade da saúde pública, para a salvaguarda do patrimônio público e outras tantas demandas sociais que pedem a atenção de todo o corpo funcional do MP/PI.