Nos dias atuais, existe uma crescente busca por uma melhora da qualidade de vida, frequentemente os cidadãos recebem informações sobre a relevância e os benefícios da prática de exercícios físicos. Cada vez mais, um maior número de pessoas está a procurar academias de ginástica, para a prática de atividade física com acompanhamento profissional, para obter melhora na performance e na aparência física, bem como ter momentos de lazer e recreação.
Neste cenário, fiscais do PROCON, Antônio Luís Oliveira e José Arimatéa Costa fiscalizaram durante o mês de junho, em operação conjunta com o Conselho Regional de Educação Física (CREF ), representado pela agente fiscal Alyne de Sousa Passos as academias de ginásticas das cidades: Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Barro Duro, Elesbão Veloso, Valença, Inhuma e Picos para verificar se estas possuem condições adequadas e profissionais especializados para atender corretamente a população. Durante a fiscalização foi constatado a falta de ausência de registro no CREF e exercício ilegal da profissão de educador físico.
Segundo o Técnico do Procon, Antônio Luiz, “é imprescindível que as academias de ginastica possuam o registro no CREF para obter um melhor funcionamento. Além disso as academias devem contratar o profissional de Educação Física, devidamente graduado, pois este, como especialista na área é o responsável por prescrever, orientar e acompanhar a todos aqueles que se inserem no âmbito da prática da atividade física ou desportiva, possuindo uma grande responsabilidade frente à saúde física das pessoas, na hora da prática correta dos exercícios”.
Foram fiscalizadas ao todo 21 academias. As empresas notificadas terão um prazo de 30 dias para se regularizarem.