O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. A data não foi escolhida por acaso. A Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares (trissomia). A ideia da criação de uma data específica surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis. O dia foi referendado pela Organização das Nações Unidas em 2006, passando a fazer parte de seu calendário oficial, sendo, atualmente, comemorado em 193 países.
Mas qual a importância desta data? Afinal, por que se comemorar uma síndrome?
A data tem a finalidade de proporcionar maior visibilidade ao tema, combatendo o preconceito e orientando sobre direitos e medidas de inclusão.
“Todos temos capacidades e potencialidades a serem desenvolvidas, bem como limites e diferenças. O principal é sabermos que mesmo na diferença somos iguais em direitos e oportunidades e devemos tratar a todos com respeito e tolerância”, opina a Promotora de Justiça Janaína Rose Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso. A proteção dos direitos das pessoas com deficiência é uma das principais diretrizes de atuação do Ministério Público na área social.