Duas escolas do bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste de Teresina, o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral “Didárcio Silva” e Unidade Escolar “Professor Pires de Castro”, realizaram na manhã desta quinta-feira (11), uma caminhada pela paz, em comemoração ao Dia do Estudante. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania – CAODEC, a Promotora de Justiça, Flávia Cordeiro esteve presente e ao lado de estudantes, professores e servidores caminhou pelas ruas da comunidade.

No total cerca de 670 alunos, 20 funcionários e 30 docentes estiveram presentes na caminhada que contou com a participação da banda “Alberto Machado”. A caminhada iniciou com estudantes Centi “Didárcio Silva” que se encontraram com os discentes da escola “Pires de Castro”, e juntos foram até a Praça do Mercado do Dirceu II.

E visando contribuir com a disseminação de uma cultura de paz no ambiente escolar, a coordenadora do CAODEC/MPPI, Flávia Cordeiro, está percorrendo diversas escolas em Teresina, com palestras informativas como o tema “Atos infracionais, atos de indisciplina e medidas socioeducativas”, que aborda assuntos como bullying, indisciplina, drogadição e abuso sexual, dentre outros. No último, dia 4 deste mês a Promotora Flávia Cordeiro gravou uma videoaula que está sendo distribuído entre às 21 Gerências Regionais de Ensino de todo o Piauí.

As palestras fazem parte do projeto “Queremos Paz” resultante de uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC). A iniciativa é resultado da celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos, com objetivo de promover a cultura de paz em escolas de rede pública estadual, por meio de palestras e informações aos estudantes e professores.

“É muito gratificante está aqui com vocês hoje e, perceber que as escolas estão empenhadas nesse ideal de mostrar que a paz é produto de uma construção social, no qual todos são importantes. Por isso é necessário um esforço conjunto para aceitação das diferenças e convívio harmônico entre todos nós”, disse a Promotora Flávia Cordeiro.

De acordo com o diretor do Centi “Didárcio Silva”, Alberto Machado, a escola há 12 anos não registra nenhum histórico de violência. “Nosso desejo é mostrar que a escola pode e deve ser um local acolhedor, salutar para a difusão do conhecimento e formação de indivíduos. E o projeto “Queremos Paz” vem reunir forças para o alcance desse anseio de paz, em nossa sociedade”, avaliou o gestor.

 

Ao se encontrarem na Praça do Mercado do Dirceu II, os estudantes das duas escolas trocaram o Tsuru, feitos de papel, que de acordo com a cultura japonesa, é considerado um pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer. No Japão a ave é o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

 

 

Dia do Estudante

A data é comemorada, no Brasil, desde 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. O então imperador Dom Pedro I, em 11 de agosto de 1827, autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em Pernambuco e São Paulo, respectivamente. Assim também, no dia 11 de agosto, também se comemorado o Dia do Advogado.