No último sábado (5), os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Poeta Torquato Neto, foram recebidos pelo Ministério Público Estadual (MP-PI), representado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC). A equipe foi liderada pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), por meio da secretária Rejane Dias. A ação teve o objetivo de motivar os estudantes na reta final das avaliações.

Pontos de apoio em Teresina e pelo interior do Piauí foram montados para oferecer suporte aos alunos da rede pública de ensino. As equipes entregaram também garrafas de água mineral, folhetos, doces, além de palavras de incentivo nesta etapa importante da vida dos estudantes.

No domingo (6), os participantes do ENEM 2016 tiveram que produzir uma redação sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, uma proposta pertinente, tendo em vista que problematiza a carga preconceituosa e polêmica entre os adeptos aos diferentes credos. Era necessário obedecer o formato dissertativo-argumentativo, com no máximo 30 linhas. A nota será divulgada no dia 19 de janeiro.

A promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes Cordeiro, avalia que o mote da redação não trouxe riscos aos candidatos da rede pública de ensino. A cultura da paz, por exemplo, foi debatida em mais de 600 escolas do Piauí, entre professores e alunos, portanto os estudantes tinham uma boa base de argumentação.

“A equipe CAODEC ficou muito feliz com a proposta de redação abordada no ENEM 2016. No Projeto Queremos Paz, trabalhamos a importância dos valores, como a cidadania, justiça e, especialmente, o respeito quanto nossas escolhas, sejam elas de cunho religioso ou não. Estamos orgulhosos, pois durante todo ano os alunos receberam noções de direitos humanos e a importância de conviver bem com as diferenças”, afirma Flávia Gomes Cordeiro.