A Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), participou na manhã dos dias 12 e 13 de dezembro, de atividades realizadas pela Escola Municipal Minha Casa e pelo Centro de Educação Infantil Padre Eduardo, respectivamente, em Teresina. Os eventos foram desenvolvidos no âmbito do projeto Eco Kids, que é voltado para a ecopedagogia e a conscientização sobre a defesa do meio ambiente.
Na oportunidade, também estiveram presentes representantes da superintendência escolar, educadores ambientais e pedagogos, além da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Larissa Castello Branco Napoleão do Rêgo.
De acordo com a diretora do CMEI Padre Eduard,o Geisa Nunes da Silva, hoje é notável uma mudança no comportamento e no pensamento ecológico das crianças do Centro. “Foi gratificante ver em todas as ações e atividades realizadas durante o projeto, o entusiasmo e empenho tanto das crianças como da equipe escolar, que literalmente colocaram a mão na massa. Comportamentos como não deixar a torneira do bebedouro aberta, fazer a seleção do lixo, o reaproveitamento de determinados alimentos, por exemplo, são ações que as crianças já compreendem e praticam”, afirma a diretora.
O Eco Kids e o Eco Teens são projetos de educação ambiental promovidos pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania, órgãos do Ministério Público do Estado do Piauí. Os projetos consistem na criação e circulação de informativos semestrais sobre meio ambiente, voltados para alunos da educação básica, em instituições públicas e privadas.
O Jornal ECO KIDS é voltado para alunos da faixa etária de até doze anos, matriculados no Fundamental I; o ECO TEENS, para alunos do Fundamental II. O diferencial do jornal/informativo é que os próprios alunos são os autores e os leitores das matérias. Com a publicação, busca-se fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível, em produções voltadas para a sua faixa etária, com a possibilidade de ser leitor-autor, o que contribuirá para torná-lo mais um ator social de defesa do meio ambiente.
Veja mais fotos: