pessoas em pé ao redor de uma mesa

 

A Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), participou na manhã da última quinta-feira (15), de atividades realizadas pelas Escolas Municipais Gurupá de Baixo e Gurupá de Cima, em Teresina. Os eventos foram desenvolvidos no âmbito do projeto Eco Kids, que é voltado para a ecopedagogia e a conscientização sobre a defesa do meio ambiente. Na oportunidade, também estiveram presentes representantes da superintendência escolar, educadores ambientais e pedagogos, além de pais e responsáveis.

crianças sorrindo

Com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela Comunidade Escolar, além compreender a importância da sustentabilidade para a conservação e manutenção do meio ambiente, o evento proporcionou uma reflexão sobre como adotar medidas no cotidiano que contribua para uma melhor qualidade de vida. Durante a programação, o público pôde prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas, como por exemplo, roda de capoeira, repente, leituras, paródias e apresentações de dança.

alunos jogando capoeira

Para a Coordenadora da Escola Gurupá de Baixo Maria da Glória de Sousa Nery, esse momento é extrema importância para que as crianças possam cuidar do planeta através de ações. “Cuidar do planeta é mais fácil do que parece. São nossos atos individuais relacionados ao nosso dia-a-dia, como fechar a torneira, guardar e separar o lixo de casa, reutilizar copos descartáveis e outras formas de sustentabilizar o planeta. Assim, as crianças podem criar uma atenção maior sobre esses cuidados”, afirma a coordenadora.

 

 

Eco Kids e Eco Teens 

O Eco Kids e o Eco Teens são projetos de educação ambiental promovidos pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania, órgãos do Ministério Público do Estado do Piauí. Os projetos consistem na criação e circulação de informativos semestrais sobre meio ambiente, voltados para alunos da educação básica, em instituições públicas e privadas.

O Jornal ECO KIDS é voltado para alunos da faixa etária de até doze anos, matriculados no Fundamental I; o ECO TEENS, para alunos do Fundamental II. O diferencial do jornal/informativo é que os próprios alunos são os autores e os leitores das matérias. Com a publicação, busca-se fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível, em produções voltadas para a sua faixa etária, com a possibilidade de ser leitor-autor, o que contribuirá para torná-lo mais um ator social de defesa do meio ambiente.

folhetos do evento