O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Capitão de Campos, no dia 12 de dezembro, participou da abertura do torneio interclasse de futebol de salão na Unidade Escolar Paulo Ferraz em Capitão de Campos.
Estavam presentes estudantes, professores, o supervisor de ensino e a diretora. Além da realização de partidas de futebol de salão, houve manifestação artística através da apresentação de grupo de dança.
O Promotor de Justiça, Márcio Franca, apresentou o projeto Pais e Filhos ao público presente. Nesse projeto, são inicialmente identificados os seguintes medidores: frequência escolar, médias nas disciplinas, índice de evasão escolar, punições disciplinares e engajamento dos pais junto à instituição de ensino, todos em um determinado período anterior à efetivação das atividades propostas (esportes, ensaios musicais, danças, peças teatrais e manifestações artísticas em geral). Em seguida, serão realizadas exposições para os alunos nas salas de aula, apresentando as atividades que serão propostas, de forma a estimular os interessados a participarem. Para as atividades, também serão convidados os pais dos alunos. Durante a realização do projeto, os medidores indicados serão monitorados, com verificação da influência exercida neles pelas atividades, e para efeito de assegurar avanço e êxito nas ações implementadas.
Através do desenvolvimento do projeto, serão oportunizadas situações em que a família poderá contribuir, com absoluta prioridade, na efetivação dos direitos referentes à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, de forma que o convívio familiar restará fortalecido, e a proteção integral efetivada. Pelo projeto, será estimulada a atuação dos pais com seus filhos nas atividades que serão propostas (esportes, ensaios musicais, danças, peças teatrais e manifestações artísticas em geral).
Está previsto também o convite a profissionais das atividades que serão praticadas, para que possam contribuir no aperfeiçoamento das ações.
O Ministério Público continuará desempenhando sua função de agente de transformação social, gerando, nas mais variadas atividades propostas, oportunidades de promover o fortalecimento do convívio familiar e a visualização da escola como um ambiente multicultural, tornando-a mais atrativa para todos que nela transitam.