auditório com pessoas

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso (CAOPDI) em parceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência promoveu hoje (5), a palestra: “Como se relacionar com pessoas com deficiência”. O evento faz parte do projeto “Acessibilidade Plena no MPPI” e se dirige ao rompimento das barreiras atitudinais que ainda possam existir na sociedade.

Estiveram presentes na palestra, a Subprocuradora-Geral de Justiça Zélia Saraiva Lima; a Promotora de Justiça Janaína Rose Aguiar, coordenadora do CAOPDI; a Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, Diretora-Geral do CEAF e o ministrante da palestra em questão, Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID/PI Mauro Eduardo Cardoso e Silva.

 pessoa em pé falando

Segundo a Subprocuradora-Geral de Justiça Zélia Saraiva Lima, o Ministério Público se preocupa em remover as barreiras que impedem a inclusão social das pessoas com deficiência. “Devemos remover as barreiras a par das exigências a outras entidades e órgãos, principalmente dentro do nosso lar. Respeitar a conviver com as diferenças, só será possível se nos despirmos de todo o preconceito e passarmos a valorizar as pessoas”, afirma a subprocuradora-Geral.

A palestra se faz, ainda, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 03 de dezembro, com o objetivo de promover a conscientização e a reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de mobilizar a sociedade para a garantia da dignidade, dos direitos e do bem-estar dessas pessoas.

De acordo com a Promotora de Justiça Janaína Rose Aguiar, coordenadora do CAOPDI, o segmento populacional das pessoas com deficiência enfrenta barreiras de ordem arquitetônica, urbanística, nos transportes, de comunicação, informação e de acesso à tecnologias. “A mais avassaladora, porém, é a barreira atitudinal que representa discriminação da pessoa com deficiência e impede a sua inter-relação na sociedade em que vive, enquanto igual”, afirma a promotora.

pessoa em pé falando

 

Curso de Libras

Além das medidas para acesso tecnológico, à informação e para a remoção de barreiras arquitetônicas, está sendo realizado pelo CEAF o II Curso de Libras com o objetivo de possibilitar a comunicação eficaz com pessoas surdas. O MPPI já detém o número mínimo de colaboradores capacitados em Libras, segundo a legislação, sendo pretensão do CAOPDI que esta capacitação venha a atingir o maior número de colaboradores possíveis.

 pessoa em pé falando

pessoa entregando certificado