Nesta semana, o Ministério Público do Estado do Piauí retomou todas atividades após o recesso de fim de ano. E o exercício de 2017 já começou de forma muita promissora: na manhã de hoje (13), foi realizada a primeira reunião de trabalho com as coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional, sob a direção do Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, e com a coordenação da Assessoria de Planejamento e Gestão. Também estavam presentes a Subprocuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, o Corregedor-Geral do Ministério Público, Aristides Silva Pinheiro, a Diretora-Geral em exercício do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Teresinha Borges, e a Ouvidora do Ministério Público, Rosangela Loureiro, e ainda outros Assessores do Procurador-Geral de Justiça e servidores da instituição.
Durante a reunião, foram apresentados relatórios das atividades desenvolvidas em 2016, e esboçadas as metas para 2017. O chefe do Ministério Público, Cleandro Moura, conduziu a abertura, destacando os principais projetos executados, com ênfase nos investimentos em recursos humanos e infraestrutura, na inauguração de novas sedes e no incremento nos recursos digitais e tecnológicos.
O Corregedor-Geral, Aristides Pinheiro, destacou as melhorias nas condições de trabalho. Já a Diretora-Geral em exercício do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Teresinha Borges, falou sobre o plano anual de desenvolvimento de membros e servidores, que prevê diversas atividades de integração e capacitação. A Assessora de Planejamento e Gestão, Itanieli Rotondo, discorreu sobre os projetos já executados e os que serão continuados e abertos em 2017, mencionando a implantação da Central de Inquéritos, a Caravana do Ministério Público – Pela Paz no Trânsito e a elaboração da tabela de temporalidade dos documentos, dentre outros.
Em seguida, cada coordenadora de Centro de Apoio Operacional pôde falar sobre as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas contempladas por esses órgãos: defesa da infância e da juventude, defesa da educação e da cidadania, defesa da saúde, defesa do patrimônio público, defesa do meio ambiente, combate ao crime, defesa da pessoa com deficiência e da pessoa idosa. As deliberações apontaram os principais focos de atuação do Ministério Público em cada área.
As reuniões de trabalho com coordenadoras de Centros de Apoio permanecerão acontecendo semanalmente, para otimização do monitoramento das iniciativas estratégicas.