A Promotora de Justiça Marlete Cipriano, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais, representou o Ministério Público do Estado durante a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Piauí, realizada na tarde de ontem (12), no auditório da Academia da Polícia Civil, em Teresina. A Promotora de Justiça é membro efetivo do Gabinete, que foi implantado em 2016 e é vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
O grupo conta ainda com a participação de representantes da própria Secretaria de Segurança, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Justiça, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil, das Forças Armadas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Polícia Federal, de associações comunitárias e de conselhos de segurança.
Durante a reunião, foi apresentado o Diagnóstico da Secretaria de Segurança Pública e a Metodologia do Plano Estadual de Segurança Pública. Também foram discutidas as demandas relacionadas ao plano. O Plano de Segurança Pública do Piauí deve ser elaborado a partir das especificidades de cada território do estado, de modo que as diretrizes adotadas atendam às principais demandas de cada região. O prazo final para a elaboração do plano é novembro. O Ministério Público acompanhará todos os trabalhos, participando ativamente das atividades, sempre com foco na proteção dos interesses sociais.