O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, deu posse hoje (13/01) a dois Promotores de Justiça Substitutos, aprovados no último concurso promovido pelo Ministério Público, e aos novos ocupantes do cargo de Assessor de Promotoria de Justiça. Mirna Araújo Napoleão e Roberto Monteiro Carvalho tomaram posse diante de um amplo público, constituído por seus familiares e amigos, além de membros do Ministério Público. Os novos membros da instituição atuarão em defesa da sociedade e do cumprimento da lei. A sessão solene de posse foi realizada no auditório Procuradora Iolanda Carvalho, localizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Os novos Promotores de Justiça assinaram termos de compromisso, através dos quais assumiram a responsabilidade de atuar com dedicação e lealdade na defesa da ordem jurídica e democrática do país. Mirna Napoleão falou em nome de ambos os empossados. Ela destacou o esforço empreendido por todos os candidatos até chegarem à posse e ressaltou a importância de integrar o Ministério Público, atuando em defesa do cidadão piauiense.
Depois que os Promotores de Justiça Substitutos tomaram posse, o Procurador-Geral assinou a Portaria n˚ 45/2017, por meio da qual foram nomeadas 73 pessoas para exercício do cargo de Assessor de Promotoria de Justiça. Os nomeados foram lotados em Promotorias de Justiça do interior e da capital, em todas as entrâncias.
Cleandro Moura destacou que a admissão de novos membros e servidores é mais uma demonstração de que o Ministério Público tem avançado cada vez mais em direção à excelência. “Mesmo durante uma crise financeira que afeta todo o país, as dificuldades não foram suficientes para obstar o constante crescimento do Ministério Público do Piauí. Este momento de prosperidade foi viabilizado por um intenso trabalho de planejamento estratégico, otimização dos gastos, economia de recursos e investimentos em infraestrutura. Vivemos hoje mais um dia de festa, para a instituição e para os empossados, pois constatamos, emocionados e felizes, que foram inúmeras as conquistas que alcançamos nos últimos anos”, declarou o Procurador-Geral.
O chefe do Ministério Público mencionou a inauguração da nova sede na Zona Leste de Teresina, que atualmente abriga e centraliza as Procuradorias de Justiça, a maioria das Promotorias de Justiça da capital, os Centros de Apoio Operacional, a Corregedoria Geral do Ministério Público, a Ouvidoria, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, dentre outras unidades e órgãos. Já estão em andamento os trâmites para construção e inauguração de sedes próprias em diversos outros municípios. É o caso de Parnaíba, Floriano, São do João do Piauí e Luís Correia, dentre outros.
Além do Procurador-Geral de Justiça, compuseram a mesa de honra a Subprocuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, o Deputado Estadual Antônio Félix, o Corregedor-Geral do Ministério Público, Aristides Silva Pinheiro, a Ouvidora da instituição, Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, a Diretora-Geral em exercício do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, a Chefe de Gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, e o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Glécio Setúbal. A solenidade foi ainda prestigiada por vários membros e servidores da instituição, a exemplo da Secretária-Geral, Cléia Fernandes, que fez a leitura dos termos de posse dos novos Promotores de Justiça Substitutos, e do Coordenador de Recursos Humanos, Mariano Araújo, que leu a portaria de nomeação dos Assessores de Promotoria de Justiça.