Plateia no auditório.

 

A Procuradoria Geral de Justiça do Piauí promoveu, na manhã de hoje (26), um evento de integração institucional, cuja programação incluiu o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Membros e Servidores para 2017 e do Programa #oMinisterioPublicoPelaPaz, com a realização do workshop “Construindo uma cultura de paz”, na sede da Zona Leste de Teresina. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, proferiu o pronunciamento de abertura. “Trata-se de um tema oportuno no cenário atual, em que a violência está banalizada e ocupa espaço nos acontecimentos da vida cotidiana e no nticiário nacional e internacional. A cultura da paz vem do respeito aos direitos humanos, desde o primordial, que é o direito a existir como somos, em nossas particularidades, até o direito a uma existência digna que nos permita condições mínimas de desenvolvimento”, ressaltou o chefe do Ministério Público.

 

 Procurador Geral de Justiça falando ao microfone, na tribuna.

 

Já a Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, que exerce a Direção-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, falou sobre o Plano de Desenvolvimento elaborado para capacitação do corpo funcional da instituição. “O CEAF é um instrumento de fundamental importância, por promover atividades de cunho educativo, formacional e cultural, nas modalidades presencial e à distância, de maneira autônoma ou em cooperação com instituições parceiras, fomentando o debate acerca de temas de relevante interesse para a comunidade jurídica e a sociedade em geral”, disse ela. O plano de desenvolvimento inclui um amplo calendário, que prevê a realização de diversos eventos ao longo do ano.

 

 A Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campos fala ao microfone, na tribuna do auditório.

 

O primeiro a ser executado foi exatamente o workshop sobre a cultura da paz, pauta que deve guiar a atuação e os projetos do Ministério Público do Estado do Piauí em 2017. A principal premissa é a promoção da paz nas diversas relações que construímos, com foco no respeito aos públicos atendidos pelo MP. A Promotora de Justiça Cléia Fernandes, gestora do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, explicou que a cultura da paz contempla o respeito ao meio ambiente, à vida, às pessoas idosas, aos direitos humanos… Por isso, o SQVT viabilizou a contratação da Dale Carnegie Training, empresa especializada em pessoas, relações e liderança.

A Promotora de Justiça Cléia Fernandes fala ao microfone, na tribuna.

 

Os trabalhos foram dirigidos pela psicóloga Rochelle Martins de Oliveira, que possui ampla experiência nas áreas de comunicação, habilidades interpessoais, apresentações estratégicas, liderança, administração (gestão de pessoas e processos) e gerenciamento, equipes de alta performance e atendimento de classe mundial. Também prestou apoio o trainer Davi Moura. O evento foi prestigiado por membros, servidores e estagiários do Ministério Público.

A palestrante Rochelle Martins de Oliveira fala para o público.

Pessoas em pé, conversando.

Atividades dinâmicas privilegiaram a integração e o compartilhamento de ideias.