O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou ontem, 15, audiência para discutir o fechamento da agência do Banco do Nordeste (BNB) no bairro Jóquei. A medida integra o Plano de Reestruturação da instituição financeira. A audiência ocorreu na sede do Ministério Público Estadual – Zona Leste de Teresina, localizada na Rua Lindolfo Monteiro, bairro de Fátima.
O Gerente Executivo do BNB no Piauí, Ricardo Pinho, afirmou que o fechamento não prejudicará os clientes da unidade do bairro Jóquei, já que estes serão atendidos em outras agências. Quanto aos servidores, Pinho explicou que eles serão realocados em outras unidades do banco, em Teresina, por isso não haverá prejuízos para os trabalhadores.
O Diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, Marcus Ribeiro, disse que as agências do Banco do Nordeste estão sobrecarregadas pelo elevado número de atendimentos. Ele reiterou que a extinção da agência do Jóquei acarretará mais filas, demora no atendimento aos clientes e sobrecarga de trabalhado aos funcionários.
Após as discussões, o Promotor de Justiça que coordena o PROCON-Piauí, Nivaldo Ribeiro, e as partes acertaram que, em 10 dias, o banco apresentará uma lista dos consumidores atendidos pela unidade, bem como a movimentação financeira das agências e a quantidade de funcionários, e ainda informações relativas a contratação de novos servidores.