A promotoria de Justiça de Capitão de Campos participou, na manhã do dia 06 de abril, de evento integrante da campanha de conscientização contra o uso de drogas lícitas e ilícitas e sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, organizado pelo Conselho Tutelar de Capitão de Campos.
O promotor de Justiça Márcio Franca, além de tratar das atribuições exercidas pelo Ministério Público, falou da necessidade de alertar sobre o crime de venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. Contextualizou o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com os crimes contra a dignidade sexual. Ainda em sua fala, o representante do MP Estadual, apresentou o projeto “Pais e Filhos”, desenvolvido pela promotoria de Justiça de Capitão de Campos, na Unidade de Ensino Paulo Ferraz.
A principal finalidade do projeto consiste em promover uma maior interação entre pais e filhos. Para tanto, é incentivada a formação de equipes compostas pelos estudantes e seus pais para apresentações artísticas (dança, teatro, coral) ou esportivas (atletismo, futebol, handebol, natação) a depender do interesse e afinidade dos envolvidos. Artistas e desportistas serão convidados para acompanhar e julgar as atividades desempenhadas além de compartilharem as experiências de seus trabalhos. A iniciativa pretende estimular um maior engajamento dos discentes com os estudos, melhoria nas notas, diminuição da evasão escolar, incentivar os pais para o acompanhamento o desenvolvimento escolar dos filhos e reduzir as ocorrências que geram aplicação de punições disciplinares. As premiações que serão entregues serão fornecidas pelos parceiros do projeto.
Nesse panorama, o projeto demonstra a atuação do Ministério Público como agente de transformação social e está diretamente relacionado com a efetivação dos direitos referentes à educação, afastando as crianças e adolescentes das bebidas alcoólicas e das substâncias entorpecentes.
O promotor de Justiça destacou que acredita no potencial dos jovens de serem exemplos para a sociedade, e que o projeto está aberto a receber sugestões dos estudantes, destinatários das ações previstas.
Além de estudantes, estiveram presentes no evento o prefeito municipal de Capitão de Campos, representantes da Unidade de Ensino Paulo Ferraz, da Escola Municipal Professora Maria dos Remédios Canuto Andrade Mendes, do Conselho Tutelar de Cocal de Telha, da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenação Municipal de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Polícia Militar, dentre outros.