A Solenidade de inauguração da nova sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) foi realizada na manhã desta segunda (3). O novo espaço com estrutura moderna marca a concretização de objetivos traçados para melhorar, ainda mais as condições de trabalho e um serviço de excelência para a população, no combate ao crime organizado contribuindo para o enfrentamento à corrupção e à impunidade. Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça Cleandro Moura assinou o ATO PGJ Nº 665/2017 que cria o Regimento Interno do grupo.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, representantes de diversos segmentos que atuam em parceria com o grupo. Entre eles, o Superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal Doriedson Viana, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Olavo Rebelo, o Procurador- Chefe em exercício da Procuradoria Regional da República no Piauí, Tranvanvan da Silva Feitosa, o Secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União Luis Emílio Xavier dos Passos, o Desembargador do Tribunal Regional do Estado Valério Chaves.
Também o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) Renato Ferreira, o Major Bertoldo de Carvalho Neto representante do 2º BEC, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí Hilo de Almeida Sousa, o Juiz da vara Agrária Eliomar Rios, o vice-presidente da OAB-PI Lucas Villa, o Tenente-Coronel Diretor de Inteligência da PM-PI, coordenador de Operações do GAECO Scheiwann Lopes, o integrante da Rede de controle Paulo Sérgio, além de servidores e membros do Ministério Público do Piauí.
“Se o GAECO começou engatinhando e realizou um trabalho profícuo com a grandeza que está agora, com certeza produzirá muito mais para o Ministério Público e toda sociedade”, destacou o Corregedor-Geral do Ministério Público do Piauí, Aristides Silva Pinheiro ao relembrar o início do grupo, ressaltado o trabalho da Procuradoria Geral ao dotar o grupo com modernas instalações.
O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, transmitiu os votos de saudação a todos os presentes e enfatizou a relevância do GAECO para a sociedade e o compromisso estabelecido em oferecer infraestrutura adequada para todos que atuam no grupo. “ A partir do momento que oferecemos a servidores e membros condições adequadas de trabalho, tanto estrutura física, como investimentos em tecnologia da informação, nós estamos ampliando os horizontes de atuação. Quem se beneficia com isso é a sociedade ”, disse.
O Coordenador do GAECO Romulo Cordão, enalteceu a importância da nova sede. “Essa inauguração, além de tudo, tem um momento simbólico porque além de nos propiciar um espaço físico mais adequado ela reforça a ideia de grupo, de junção e união, pois aqui trabalharão além do Ministério Público, outros órgãos que atuam conosco e que são indispensáveis nessa atuação de combate ao crime organizado”, afirmou.
A Vice – Governadora do Estado do Piauí Margarete Coelho acompanhou o evento e reforçou o quanto a atuação do grupo é fundamental. “Se o crime é organizado, o Estado tem que ser mais organizado ainda. Essa nova sede do GAECO vai possibilitar exatamente isso, fazer com que a rede funcione toda aqui, sendo um ponto de referência também pro cidadão saber onde funciona o GAECO. E também para facilitar o trabalho, a troca de informações para agilizar as comunicações e dar a dignidade que o GAECO merece”, asseverou.