Pessoas segurando livros, posando com uma estante, em um ambiente adornado com balões.

 

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Piauí (CEAF/MPPI) lançou, na manhã de hoje (03), a campanha “Mês do Desapego”, que vai se estender até o final de julho. O objetivo é estimular a doação de títulos para a biblioteca “Procurador de Justiça Waldyr Silva Guimarães”, localizada na sede do MPPI na zona leste de Teresina (Av. Lindolfo Monteiro, 911, Fátima). A biblioteca, inaugurada em março deste ano, já conta com mais de 600 livros para empréstimo e consulta.

 

A Procuradora de Justiça Raquel Normando, Diretora-Geral do CEAF, explicou que a ideia é trabalhar o desapego em prol da proliferação do conhecimento. “O desapego é uma prática saudável, e podemos exercitá-lo em vários aspectos da vida. Contudo, escolhemos focalizar a nossa biblioteca, que é um local de aprendizado e de desenvolvimento: com certeza, uma das unidades mais prestigiadas e procuradas no âmbito do Ministério Público. Com a campanha, tencionamos enriquecer o acervo, por meio do compartilhamento das obras”, declarou ela, durante a solenidade de lançamento.

 Raquel Normando fala ao microfone para plateia.

Já na manhã de hoje, foram muitas as pessoas que compareceram ao CEAF para doar livros. Entre elas, a Corregedora-Geral Substituta, Martha Celina de Oliveira Nunes, e a Secretária-Geral do Ministério Público, Cléia Fernandes. A Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, que é doutora em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, levou obras de sua própria autoria, resultados da produção acadêmica. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, foi representado por sua Chefe de Gabinete, Cláudia Seabra, que também fez questão de contribuir com a campanha. Em seu pronunciamento, ela declarou que o desapego, enquanto vetor do compartilhamento e da solidariedade, mantém estreita relação com o conceito de cidadania, que é a principal baliza para a atuação ministerial.

 Cláudia Seabra falando ao microfone

Foram montados dois postos de coleta de livros: um na própria biblioteca, na sede do CEAF; e outro na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Teresina). Os livros doados devem, preferencialmente, cumprir os seguintes critérios.

 

  • Estado físico do material: o material deve estar em condições de uso, higienizado; sua legibilidade não pode estar comprometida.

 

  • Atualização: o material não poderá estar desatualizado. Serão aceitos livros com até cinco anos de edição. Entretando, excetuam-se a essa regra obras que, mesmo ultrapassando o período citado, ainda que se encontrem textualmente atualizadas ou possuam valor histórico para a instituição.

 

  • Conteúdo: o material deve estar de acordo com o objetivo e o conteúdo da biblioteca, ou seja, ser da área do Direito ou afins.

     

    As regras são gerais, e o CEAF também receberá obras que não se adaptem completamente, para posterior avaliação e, se for o caso, doação a escolas e organizações que necessitem. Participe!

     

    Procuradoras de Justiça Martha Celina e Raquel Normando

    A Secretária-Geral do Ministério Público, Cléia Fernandes assina termo de doação

    Três pessoas doando livros

    Procuradora de Justiça Teresinha Borges assina termo de doação

     

    Fachada do CEAF