Pessoas sentadas em sala de aula assistindo treinamento

 

Na manhã de hoje, 25 de fevereiro, foi realizada uma oficina sobre os sistemas SIMP (Sistema Integrado do Ministério Público), Athenas, Themis Web e PJe (Processo Judicial Eletrônico). A capacitação foi promovida pela CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) em parceria com o CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional). O treinamento foi ministrado pelo técnico ministerial Breno Reis Nascimento para membros e servidores, na sede do Ministério Público do Piauí – MPPI, em Teresina.

 

Pessoa sentada em sala de aula. A pessoa observa o instrutor que a sua frente fala para os demais pessoas que estão na sala.

 

As duas plataformas – SIMP e Athenas – são utilizadas por servidores e membros no desempenho de atividades administrativas e judiciais do órgão ministerial. O Sistema Integrado do Ministério Público é a principal ferramenta utilizada para o controle dos protocolos judiciais e extrajudiciais não-administrativos que tramitam pela instituição. Já o Athenas é um software voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional.

 

Pessoas sentadas em sala de aula assistindo treinamento. Ao fundo há um homem sentado em uma mesa ao lado de uma grande tela por meio da qual mostra as informações do treinamento

 

O Themis Web é um sistema para acompanhamento de processos judiciais. A resolução nº 121/2010 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) regulamenta o modo como deve ocorrer a divulgação de dados processuais eletrônicos na internet. De acordo com o artigo 2º do documento, dados básicos de processos, como: número, classe, assuntos do processo; nome das partes e dos advogados; movimentação processual, e teor de decisões, sentenças e acórdãos, são de livre acesso aos cidadãos. O PJe, Processo Judicial Eletrônico é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro.