O Ministério Público do Estado do Piauí, através da 28º Promotoria de Justiça, especializada na defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, promoveu na manhã desta quinta-feira (7) a 1º reunião do Grupo de Trabalho sobre implantação de políticas públicas de saúde mental às pessoas em idosas em Teresina.
O encontro teve como objetivo reunir os diversos agentes que atuam na gestão da saúde do Estado e da capital para instruir o procedimento preparatório de nº 21/2018, a fim de desenvolver políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, além de discutir a implementação de medidas fundamentais que tragam benefícios à saúde mental desses indivíduos, nas áreas de cultura, esporte, família, lazer e cidadania. Entre os pontos discutidos estiveram: a criação de um fluxograma de atendimento às pessoas com transtornos mentais em Teresina (PI), o fortalecimento e financiamento das políticas de saúde mental no Piauí, e a pactuação entre órgãos e instituições públicas para garantia do acesso à saúde, entre outros temas.
Uma nova reunião será realizada na próxima quinta-feira, dia 14, às 9h, no Hospital Areolino de Abreu, na qual também participarão o SAMU, Polícia Militar, e SASC. Após esta data, o grupo deve encontrar-se novamente no dia 12 de março, às 9h, na sede Leste do MPPI.
Estavam presentes na reunião a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da 28º promotoria de Justiça de Teresina, que presidiu o encontro; a Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS); a Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC); e o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, titular da 29ª PJ de Teresina, e respondendo pela 12ª PJ, ambas especializadas na defesa do direito à saúde.
Além dos representantes ministeriais, estiveram presentes, constituindo o grupo de trabalho, a Chefe de Núcleo da Gerência de Saúde Mental de Teresina, Isabel Karine Silva Carvalho Costa; a Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SESAPI, Cristiane Moura Fé; a Diretora Técnica do Hospital Areolino de Abreu, e representantes da FMS, SESAPI, Defensoria Pública, SEMCASPI, Lar de Santana, CREAS E CRAS.