Água Branca é um município localizado na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense, no território Entre Rios. Criada em 1954, a cidade tem no comércio a sua principal atividade econômica, e é conhecida pelas animadas festividades carnavalescas. A exploração da terra revelou seu potencial para a lavoura e a existência de fontes com água bastante leitosa – característica que motivou a denominação do município. A partir de hoje (21), os 17 mil cidadãos água-branquenses terão mais um motivo para se orgulhar: uma nova sede do Ministério Público do Estado do Piauí, onde funcionará a Promotoria de Justiça da comarca, totalmente equipada para a prestação de um atendimento de excelência ao público.
“Em três anos e alguns meses de gestão, já inauguramos a décima terceira sede do Ministério Público. É mais uma porta que se abre para a cidadania. O melhor de tudo são os ganhos para a população. Temos investido muito em tecnologia da informação e em estrutura de serviços, para que a sociedade possa contar com um atendimento cada vez mais ágil, eficiente e resolutivo”, declarou o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, durante a solenidade de inauguração. A sede do MPPI em Água Branca foi totalmente construída com recursos da instituição, em terreno adquirido após articulação conduzida pelo Promotor de Justiça titular na comarca, Mário Normando.
O projeto foi elaborado pela Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do MPPI, que procurou aproveitar da forma mais funcional a área de 603 m². A edificação resultante dispõe de ampla recepção, três gabinetes para Promotores de Justiça com as respectivas secretarias, sala de reunião, copa e banheiros – tudo de acordo com as normas de acessibilidade e inclusão. A sede está situada na Rua Virgílio Soares, bairro Centro.
A cerimônia de inauguração foi muito prestigiada, contando com a participação de Promotores de Justiça com atuação em outras comarcas, incluindo os membros da assessoria direta do Procurador-Geral de Justiça: a Subprocuradora-Geral Institucional, Martha Celina Nunes, a Subprocuradora-Geral Administrativa, Carmelina Moura, o Subprocurador-Geral Jurídico, João Paulo Santiago Sales, a Chefe de Gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, e os Procuradores de Justiça Raquel Costa Normando, Lenir Galvão – Corregedora Geral do MPPI em exercício – e Hugo de Sousa Cardoso – este também representando a Associação Piauiense do Ministério Público –, entre outros. O Governo do Estado foi representado pela Defensora-Pública Geral, Hildeth Evangelista. Participaram ainda representantes de diversos órgãos e instituições, de nível local e estadual, a exemplo do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Tutelar, da Câmara Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, dentre outros.
O desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa histórica marcaram a entrega da nova sede do Ministério Público para a população de Água Branca. “Trata-se de uma conquista de extrema relevância para a comunidade, que passará a contar com um espaço moderno e equipado, onde serão protegidos os direitos dos cidadãos, e onde sempre buscaremos desenvolver o melhor trabalho”, destacou Mário Normando.