Pessoas em volta de uma mesa durante apresentação do projeto

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), junto com a 49ª Promotoria de Justiça, realizaram na manhã desta quinta-feira(28), na sede leste do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI),  reunião com as representantes das secretarias de Educação do Estado e Município para apresentar o Projeto #IssoÉDireitoHumano.  A ideia é firmar parceria e implementar o projeto nas escolas municipais e estaduais.

 

As Promotoras de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do CAODEC, e Myrian Lago, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, apresentaram o projeto às representantes das secretarias, com a proposta de levar cartilhas educativas às salas de aula e promover capacitação para os educadores. Na oportunidade, foram explanados alguns dados do projeto que já está se expandindo para as universidades. Flávia Gomes ainda destacou a importância desse trabalho também ser desenvolvido nas escolas de ensino infantil, tendo em vista que ele se configura como um método lúdico e acessível às crianças sobre os conceitos básicos de Direitos Humanos e Cidadania.

 

Considerando a importância de tornar os debates sobre a temática cada vez mais frequentes, a Promotora de Justiça Myrian Lago enfatizou que este é o momento propício para iniciar um processo de educação nas escolas infantis teresinenses e piauienses, gerando uma cultura de respeito dentro e fora das salas de aula. A princípio, o projeto terá duração de 2 anos, podendo ser renovado, de acordo com a expansão das atividades.

 

As representantes da SEDUC – professora Luiza Solano e Lavina Magalhães ­– e da SEMEC – professora Maria Teresa Fortes –  se mostraram disponíveis a analisar o projeto e colocar em prática uma forma de inserção também nas cidades do interior. Para isso, além da capacitação presencial, também serão oferecidas capacitações à distância para professores e coordenadores das escolas do interior do Estado. Foi fixado um prazo de 30 dias para que as secretarias encaminhem uma resposta oficial ao Ministério Público, para que a partir daí seja elaborado um cronograma de atividades e seja implantado, de fato, nas escolas.

Promotora de Justiça apresenta projetos

Promotora de Justiça Flávia Gomes apresenta projeto #IssoéDireitoHumano

Promotor de Justiça apresenta projeto sobre Direitos Humanos

Promotora de Justiça Myrian Lago apresenta projeto #IssoéDireitoHumano

Representantes das Secretarias de Educação do Estado e Município