#MêsdoConsumidor2019
Março é considerado o mês do consumidor. Como parte da programação comemorativa, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PI), órgão integrante da estrutura do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou nesta quinta-feira (14), na sede do órgão, na zona leste de Teresina, o “Café com o Consumidor”. Um momento para divulgar direitos e deveres dos consumidores e estimular o consumo consciente.
A população assistiu à apresentação do Relatório Anual de Gestão PROCON/MPPI 2018, documento que especifica como os órgãos integrados à Rede PROCON/PI vêm se comportando na interação com a sociedade, em sua missão de atendimento às demandas consumeristas populares. De acordo com o relatório, em 2018, o percentual de resolução de demandas em todo o Estado foi de 75,1%.
“O MPPI, através do PROCON, vem cumprimento seu papel enquanto órgão responsável pela política estadual de proteção e defesa do consumidor, contribuindo para uma sociedade mais resolutiva e menos demandista, evitando assim judicializações desnecessárias”, disse o coordenador geral do PROCON, Nivaldo Ribeiro.
Na ocasião, foi apresentado também o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2018. Esse cadastro é publicado, anualmente, para que se dê ampla divulgação à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
Cepisa, Ponto da Economia, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Banco Panamericano, Banco Olé Bonsucesso, Consórcio Nacional Honda, Magazine Luiza e Oi Móvel estão entre as 10 empresas com mais reclamações fundamentadas não atendidas em 2018.
Café com o consumidor
Nivaldo Ribeiro, coordenador geral do PROCON, apresenta Relatório Anual de Gestão PROCON/MPPI 2018
Coordenador técnico do Procon-PI, Edivar Cruz explica detalhes do relatório
Servidores do PROCON-PI
PROCON Itinerante na Praça Rio Branco
Pessoas aguardando atendimento do Procon Itinerante
Com o intuito de descentralizar o atendimento ao consumidor, contribuindo para a resolução extrajudicial de conflitos na área do direito consumerista, a unidade móvel do PROCON esteve na Praça Rio Branco, em Teresina, nesta quinta(14), em parceria com a Rede de Ouvidorias do Piauí e Procon Alepi.
“A Ouvidoria é um elo entre o Ministério Público e a sociedade. As pessoas recorrem aos nossos serviços em busca de soluções para seus problemas de diversas formas. Então, nós escutamos essas reclamações e resolvemos da melhor maneira possível porque essa é a nossa missão: fiscalizar a aplicação da lei e defender os interesses da sociedade”, destacou a ouvidora substituta do MPPI, Teresinha de Jesus Moura Borges Campos.
A ação também é uma comemoração pelo Dia Nacional do Ouvidor, que será festejado no próximo sábado(16). Durante a realização dos atendimentos, foram distribuídos materiais informativos sobre os documentos necessários para fazer reclamações, além de esclarecimentos e orientações.