O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 5ª Promotoria Criminal de Teresina, órgão de execução integrante do NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), participou das atividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher realizadas em Oeiras no último dia 11 de março, no auditório da Universidade Estaadual do Piauí(UESPI), Campus Possidônio Queiroz.
Realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Oeiras, em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas – CDL, Rotary Club e a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, a programação contou com a participação do promotor de Justiça, Francisco de Jesus.
Francisco de Jesus realizou palestra sobre a Lei Maria da Penha – Mecanismos de Defesa da Mulher e Combate ao Feminicídio. Na ocasião, foram apresentados os programas preventivos de enfrentamento aos crimes de feminicídios, desenvolvidos pelo MPPI. Também foram firmadas parcerias entre os envolvidos para execuções permanentes dos programas em Oeiras e municípios vizinhos.
“O desenvolvimento dos programas, por meio de parcerias, fortalecerá à rede de proteção às mulheres vítimas de violências nos municípios envolvidos, prevenindo os diversos crimes praticados contra mulheres, com efetivação da Lei 11.340/2006 – Maria da Penha e fomentará o desenvolvimento de políticas públicas para proteção das vítimas”, disse o promotor Francisco de Jesus.
O evento também contou com a participação da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED), que desenvolve atividades filantrópicas em Oeiras, e da Associação Comercial e Rotary Clube.