Em busca de promover o bem estar àqueles que precisam de atendimento, o Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, realizou na manhã de quarta-feira (27) uma audiência para tratar sobre saúde mental e pactuação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município de São João do Piauí com municípios adjacentes.
Presidida pelo Promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, a audiência contou com a participação dos secretários de Saúde dos municípios de São João do Piauí, João Costa, Pedro Laurentino, Nova Santa Rita, Lagoa do Barro do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Campo Alegre do Fidalgo, a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Maria Aparecida Pereira de Moura Rodrigues, e a técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), Lara Neiva de Sousa.
Durante o encontro, a Técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental apresentou um diagnóstico da situação atual. Foram traçados, pelos secretários municipais de saúde, alguns esboços de pactuação, cujos termos encontram-se incluídos em procedimento administrativo em tramitação na 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí. Para confirmação do que foi estabelecido na audiência é preciso o aval dos Prefeitos Municipais. Assim, estabeleceu-se um prazo de trinta dias para tais tratativas e a formalização do acordo, que deve ser apresentado na reunião da Comissão de Intergestores Regional (CIR).