As Promotorias de Justiça de São João do Piauí, promoveram a continuidade do projeto “Promotoria Itinerante: Ações Cidadãs Mais Perto de Você”, visitando, nesta segunda feira (25), a cidade de Capitão Gervásio Oliveira, localizada a cerca de 65km da sede da Comarca.
Logo no início dos trabalhos foi realizada uma reunião no auditório da Câmara Municipal de Capitão Gervásio Oliveira, com os atores da rede de proteção à criança e ao adolescente, juntamente com alunos e pais. Neste evento, os Promotores de Justiça Sebastião Jacson e Jorge Luiz Pessoa, titulares, das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de São João do Piauí, discorreram sobre a necessidade de trabalhar em rede nos aspectos que envolvem criança e adolescente, diante da complexidade dos problemas. Também foi feito um alerta sobre o grave problema de trânsito em cidades pequenas, principalmente pelo fato de que corriqueiramente, menores de idade fazem uso de veículos automotores, o que se caracteriza ato infracional passível de punição, bem como a prática de crime para quem permite ou se omite sobre tais fatos.
Em seguida, o Promotor de Justiça Sebastião Jacson realizou reunião com donos de bares alertando dos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Já o Promotor de Justiça Jorge Luiz presidiu audiência extrajudicial com a Prefeita Municipal de Capitão Gervásio Oliveira, Gabriela Oliveira coelho da Luz; o Procurador do Município, Alex Albuquerque da Luz; o Presidente do CMDCA, Ezequiel da Silva de Assis; a Secretária de Assistência Social, Maria Anita Alencar Dias e a Assessora, Eloina Soares de Moura, tendo como tema a discussão do calendário para eleição de Conselheiro Tutelar, a ser realizada no mês de outubro. Na oportunidade, foi expedida e entregue recomendação aos presentes, atendendo sugestão do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude – CAODIJ.
Foram realizados, ainda pela manhã, na Câmara Municipal atendimento individualizado ao público, bem como exames periciais de DNA, que foram presididos pelo Promotor Jorge Luiz. Também foram feitas visitas nos órgãos públicos municipais. O projeto terá continuidade regular durante o ano de 2019, sendo o Município de Nova Santa Rita a próxima cidade a receber o projeto, no dia 15 de abril.