Membros e autoridades convidadas do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram da abertura do 3º Encontro Regional da instituição, nesta quinta-feira (21), na sede do MPPI, situada na zona leste de Teresina. O procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, presidiu a solenidade de abertura do evento.
Com o tema: “O conhecimento que ergue pontes para o futuro: dialogando sobre temas da atualidade”, o evento objetiva o compartilhamento de saberes e experiências entre membros, servidores do Ministério e a comunidade piauiense. O encontro é resultado de uma parceria entre o MPPI, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), dos Centros de Apoio Operacional – em especial, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOCRIM) – a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) e o Centro Universitário UNINOVAPI.
O coral “Vozes do Ministério Público”, sob a regência do maestro Aurélio Melo, interpretou o Hino do Piauí e outras músicas do cancioneiro brasileiro durante a abertura do evento.
Em discurso, o PGJ abordou várias conquistas da instituição nos últimos anos e destacou também os desafios que o MP enfrenta. “Ao longo desses quase 4 anos dirigindo a nossa instituição, fui testemunha da atuação incansável e destemida de seus integrantes. De norte a sul, trabalhamos em prol de um serviço público de qualidade, pautado sempre pelos bons princípios da governança. O MPPI tem nos seus integrantes o seu maior patrimônio. Prova disso, é que somente no primeiro biênio, foram atendidas mais de 21.400 pessoas, de acordo com dados do Sistema Integrado do Ministério Público(SIMP)”, destacou o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura.
Ele afirmou também que o respeito conquistado nos últimos anos contribuirá para que o Ministério Público seja cada vez mais reconhecido como defensor da sociedade.
Tarcila Maria, terapeuta naturista, realizou a palestra “A divina arte de ser humano”. Para a terapeuta, o homem é composto pelos níveis físico, emocional, mental e espiritual. “Nós somos muito mais do que um corpo. A verdadeira transformação é possível quando expandimos a consciência em todos níveis, pois eles estão interrelacionados. Dessa forma, é possível resgatar o bem-estar, a qualidade de vida e ter uma saúde equilibrada em todas as instâncias”, esclareceu Tarcila.
Nesta sexta-feira (22), a programação será realizada no auditório Ipê do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Às 8h, acontecerá o credenciamento. Às 9h, Rogério Sanches, promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), realizará palestra sobre “Acordo de Não-Persecução Penal”. A apresentação será mediada pelo promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (CAOCRIM).
Também participaram do evento de abertura: o secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Daniel Oliveira, representando o Governador do Estado; o corregedor-geral eleito do MPPI, o procurador de Justiça Luís Francisco Ribeiro; a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, a procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Marques; o presidente da Associação Piauiense do MPPI, o procurador de Justiça Hugo de Sousa Cardoso; entre outras autoridades.