Analisando a importância das políticas e do desenvolvimento sustentável, o Ministério Público do Piauí promove, desde 2018, a campanha MP Sustentável, que visa garantir a defesa do meio ambiente e a saúde pública. Desde então, os servidores terceirizados, que passaram por uma capacitação, fazem o recolhimento dos materiais recicláveis descartados durante as atividades laborais – como garrafas plásticas, copos e papel – para que sejam doados a um local de reaproveitamento sustentável.
Como forma de fazer sua parte, o MPPI vem buscando reduzir os custos em compras e também o consumo por meio de alternativas sustentáveis. Uma outra tarefa é realizar corretamente o descarte do lixo produzido para atender a função social. Um ponto importante da campanha é educar membros, servidores e terceirizados da importância dessa contribuição do dia a dia com as novas medidas socioambientais. Os materiais recolhidos são repassados ao Movimento Emaús Trapeiros de Teresina, que trabalha com a recuperação de objetos usados e com reciclagem.
Algumas ações já foram idealizadas dentro da perspectiva do projeto: o descarte adequado, buscando reaproveitamento com fim social, além da política de redução de consumo de materiais e recursos; levantamento do tipo de lixo que o MPPI produz e o volume; diminuição da utilização de copos descartáveis; licitação de lixeiras para realização da coleta seletiva.
Essas e outras ações da Campanha MP Sustentável vão gerar resultados como: redução do consumo de papel, copos plásticos, energia; garantia de saúde aos servidores, redução dos custos na compra de material de expediente, material de consumo, energia elétrica e água. O projeto foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e pela Coordenadoria de Apoio Administrativo do MPPI.