O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Picos e com homologação da 5ª Vara da Comarca da cidade, buscou, ao conceder remissão a adolescente – que praticou ato infracional correlato a direção perigosa (sem habilitação), no município, levar o jovem a estudar sobre a temática do trânsito (regras de segurança e perigos) e promover roda de diálogo com os adolescentes internos, provisoriamente, no Complexo de Defesa da Cidadania(CDC) local.
No último sábado (27), o jovem, acompanhado de seus familiares, foi ao Complexo, conheceu a realidade e levou um lanche para os adolescentes internos no local. Segundo a promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, responsável pela 2ª PJ de Picos, o encontro proporcionou o desenvolvimento de atividade de integração e percepção de realidades diversas.
“Com a participação dos familiares, o adolescente dialogou e interagiu com outros menores sobre o ato infracional praticado por ele. Considera-se a atividade válida, para ambos os lados, por permitir contato com vivências diferentes sobre a temática em questão. Tenho convicção de que, após a atividade, essa prática servirá de inspiração para outras ações similares, explica Itanieli Rotondo.
O coordenador do CDC, Wilson Barroso Leal de Carvalho, afirma que o encontro foi proveitoso e positivo, pois o adolescente teve oportunidade de estudar e compreender sobre o ato cometido e, o mais importante, repassar para os outros adolescentes sua experiência. Wilson Barroso também parabenizou a iniciativa da 2ªPJ.