Na última sexta-feira (26/07), a Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus instaurou inquérito civil público para coletar informações acerca da qualidade da água fornecida pela Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) aos moradores do Residencial Gilson Coelho, em Bom Jesus (PI). De acordo com declarações prestadas ao Promotor de Justiça Roberto Monteiro Carvalho por um morador do local, a água está contaminada e imprópria para o consumo. A situação foi comprovada por laudos da Vigilância Sanitária.
O promotor de Justiça instaurou o inquérito civil para coletar outras informações e documentos, e ainda para viabilizar a realização de perícias. “Em seguida, será analisada a necessidade de celebração de termo de ajustamento de conduta, ajuizamento de ação civil pública ou possível arquivamento”, declarou Roberto Carvalho.
O representante do Ministério Público fixou o prazo de quinze dias para que o presidente da Agespisa preste informações sobre o assunto, e também recomendou que a empresa providencie de imediato o tratamento da água, de acordo com os padrões legais, normas e regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde.