A promotora de Justiça e coordenadora do CAODIJ (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude), Sílvia Reis, esteve reunida nesta segunda-feira, 19 de agosto, com o diretor de Eleições Informatizadas do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí), Paulo Calland, para discutir o processo unificado de escolha dos Conselhos Tutelares. A escolha dos novos conselheiros deve ocorrer no dia 06 de outubro deste ano, em todo o Estado.
Na reunião, o representante do TRE pontuou todas as iniciativas que estão sendo realizadas para garantir que o processo de escolha seja promovido de forma segura e organizada. Serão disponibilizadas urnas eletrônicas para os municípios que solicitaram o uso do equipamento. O Tribunal irá acompanhar e orientar as comissões especiais na agregação de dados dos eleitores e no cadastramento dos candidatos nas urnas eletrônicas. Além disso, será feito treinamento para os mesários e técnicos selecionados pelas comissões especiais, para atuarem no dia do pleito.
O Processo de Escolha dos Conselhos Tutelares, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), é realizado sob a responsabilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio logístico do município correspondente, e com a fiscalização do Ministério Público.
No Piauí, os promotores de Justiça instauraram procedimentos administrativos para acompanhar a realização do processo de escolha em cada município.
Também estiveram presentes na reunião a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciana Evangelista Fernandes, e o assessor do CAODIJ, Claudeir Alcântara.