A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, expediu o Ato n˚ 939/2019, que disciplina as atividades relacionadas à tecnologia da informação no Ministério Público do Estado do Piauí, especialmente no que se refere ao tratamento de solicitações. O ato regula o acesso e a utilização dos recursos e serviços disponibilizados. Uma das principais inovações é a instituição do service desk, que é uma central de atendimento voltada aos usuários dos recursos de tecnologia da informação no âmbito do MPPI, com a finalidade de proporcionar soluções rápidas diante de dúvidas e incidentes.
“Os usuários poderão acionar o service desk por meio de chamada telefônica gratuita e também pela ferramenta online disponível no endereço https://suporte.mppi.mp.br. O atendimento prestado por empresa especializada será restrito ao suporte de primeiro nível, que é o contato inicial, com comunicação remota. Já o suporte de segundo nível, a ser acionado quando a natureza ou a complexidade da demanda assim exigirem, será prestado por técnicos que executarão o serviço de forma remota ou presencial”, explica o coordenador de tecnologia da informação, Ítalo Garcia.
O Ato PGJ n˚ 939/2019 também apresenta outras normas importantes, estabelecendo regras para o uso dos equipamentos de informática pertencentes ao patrimônio do MPPI, enumerando boas práticas de segurança da informação para o gerenciamento de identidades e controles de acesso, e ainda regulando a utilização de serviços de correio eletrônico institucional. “É imprescindível que todos os membros, servidores e estagiários conheçam o novo ato, que traz relevantes diretrizes para o bom uso dos recursos de informática. O objetivo é promover a segurança dos dados, preservar os equipamentos, evitar a disseminação de conteúdos impróprios e coibir os desvios de finalidade”, ressalta Ítalo Garcia.
Clique aqui e leia o texto integral do ATO PGJ n˚ 939/2019.
Acesse o arquivo anexo e conheça o manual do usuário do service desk.