A promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, ministrou palestra sobre os direitos das pessoas com deficiência, na última sexta-feira (20). A atividade foi realizada no Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente, desde 1982, em 21 de setembro.
“Pude conversar com as pessoas com deficiência atendidas pelo Centro-Dia e com as suas famílias, conduzindo uma exposição sobre os instrumentos que asseguram e promovem, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, visando à inclusão social e à cidadania desse público”, explica a representante do Ministério Público.
O Centro-Dia é uma instituição administrada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Sua instalação foi viabilizada por meio de acordo celebrado por iniciativa da 28ª PJ de Teresina, que é especializada na defesa dos interesses das pessoas idosas e com deficiência. O estabelecimento oferece atividades de convivência, fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais para as PCDs, além de prestar orientação e apoio aos seus cuidadores e familiares.