A promotora de Justiça Joselisse Carvalho, titular da 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, esteve reunida, na manhã dessa terça-feira, 3 de setembro, com representante da SEMCASPI (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), Nayana Vasconcelos, e com o coordenador técnico da SASC (Secretaria Estadual da Assistência Social), Anderson Saraiva, para discutir a necessidade de promover uma capacitação voltada aos conselheiros tutelares para o uso do SIPIA –. A reunião de trabalho ocorreu na sede do Ministério Público do Piauí, na zona Leste de Teresina.
O portal foi criado pelo Governo Federal para reunir informações sobre crianças e adolescentes de todo o país com a finalidade de que os dados ajudem na elaboração e execução de políticas públicas para o segmento infanto-juvenil. Ao final da reunião, ficou acordado que a representante da SEMCASPI enviará à 45ª PJ um cronograma para os conselheiros tutelares. Já o representante da SASC informou que participará no próximo dia 13 de treinamento sobre a utilização do SIPIA. Ao retornar, ele disse que repassará a SEMCASPI as informações sobre o sistema.
Em novembro do ano passado, a promotora Joselisse Carvalho instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a instalação do SIPIA no Piauí.