mulher de pe segurando microfone

 

Com a necessidade de aprimorar a eficiência administrativa das Promotorias do Piauí, serão feitas padronizações de rotinas de trabalho, inserção de normas e capacitação de servidores com a unificação das Secretarias. De acordo com determinação do Conselho Nacional do Ministério Público, devem ser providenciadas medidas para o mapeamento, implantação e validação de rotinas básicas de funcionamento de Promotorias de Justiça. É de extrema importância para a instituição e sociedade fomentar um atendimento de excelência, com otimização da força de trabalho, de modo a melhor servir à comunidade. É exatamente isso o que a Comissão de Implantação das Secretarias Unificadas pretende e nessa terça-feira (17), aconteceu o segundo treinamento com membros e servidores para início da implantação nas Promotorias de Campo Maior, cidade ao norte do Estado. A primeira cidade a receber a implantação foi Picos. 

 

homem de pé com microfone

 

Além das funções administrativas, as secretarias unificadas prestam-se à divisão dos trabalhos e compartilhamento de metas. Dispõem também da distribuição de notícias de fato, medidas cautelares criminais e inquéritos policiais. Como benefícios para as Promotorias, está o fato do ato ministerial realizado integralmente, com a confecção, expedição, entrega e resultado logrados, as ações também vão aprimorar o trabalho passando a atuar de forma integrada, de norte a sul do Piauí otimizando o trabalho de membros e servidores do Ministério Público através da padronização de rotinas administrativas, visando, assim, o aumento da resolutividade para melhor atender ao cidadão. 

 

mulher de pé e pessoas sentadas

 

A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, avalia que a implantação vem para trazer benefícios. “Estamos aqui para atender as necessidades das Promotorias de Campo Maior, o que precisam para melhorar cada vez mais as atividades ministeriais. Nosso papel é tornar o trabalho resolutivo e de excelência, em prol dessa comunidade que espera o bom desempenho do MPPI. Temos uma missão institucional”, pontua a PGJ.

Os membros e servidores assistiram a treinamentos que incluíram a Nova Cultura de Gestão de Promotoria de Justiça, com a Chefe de Gabinete Cléia Fernandes; de Contrainteligência e segurança orgânica, ministrada pela Promotora de Justiça Débora Geane; Rotinas de Promotorias e procedimentos administrativos, com a Promotora de Justiça Ana Isabel Dias; Workshop sobre Uso de SharePoint (secretaria virtual) e SIMP integrado ao Pje, com o servidor Breno Reis Nascimento; Workshop sobre Gestão Documental no âmbito do MPPI, ministrado pelo servidor Daniel Ribeiro Marques e Workshop sobre Distribuição Processual de 1º grau, com o servidor José Lustosa de Sousa Filho.

 

mulher de costas e pessoas sentadas

 

O projeto da implantação da secretaria unificada inicia com as promotorias de entrância final. Para o ano de 2020, será difundido em todas as unidades ministeriais. Um novo cronograma será feito para as promotorias de entrância inicial e intermediária se tornando benefício direto para as Promotorias de Justiça e para a sociedade, que terá uma maior celeridade na resolução dos problemas, que vai ligar informações, unificando o trabalho feito pelos promotores e assessores.

Além de Campo Maior, outras cidades estão dentro do cronograma de implantação: Piripiri, Parnaíba, Oeiras, Floriano e Corrente. O monitoramento das Secretarias Unificadas será realizado pelo Presidente da Comissão de Implantação de Secretarias em parceria com o diretor de sede do respectivo Núcleo de Promotorias de Justiça.

 

pessoas de pe sorrindo p foto

 

pessoas sentadas olhando para frente