Dentro das ações do Ministério Público pensadas e executadas por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), aconteceu na manhã de hoje (27) o encerramento do cronograma de atividades da Campanha Setembro Amarelo: Eu me importo com você.
A Secretária-Geral do Ministério Público, Raquel Galvão, proferiu a palavra de abertura do evento, destacando o êxito alcançado nas ações realizadas durante o mês de setembro, como capacitações, palestras, bate-papos para o público interno e externo ao MPPI, além de outras atividades, a exemplo da Caminhada Pela Valorização da Vida.
Por meio de uma oficina sobre Acolhimento da Pessoa em Crise Suicida, com exemplos de Estudos de Caso e simulação de atendimentos, as palestrantes Lízia Macêdo, Débora Palhares e Emanoela Moreira mostraram os fatores da ideação suicida e os graus da intencionalidade suicida. Também foram apresentados alguns sinais que podem vir a ser emitidos pela pessoa que pensa em suicídio, sejam eles verbais ou comportamentais, de caráter direto ou indireto; as ministrantes também mostrarem exemplos de como as pessoas ao redor podem intervir, ajudar e se tornarem uma rede de apoio diante das situações de crise.
A capacitação veio sugerir formas de acolhimento que qualquer pessoa pode realizar para promover o cuidado com o outro, desenvolvendo a empatia e melhores relações entre os indivíduos.
Por fim, foi realizada uma análise de quatro estudos de caso, com exemplos de acolhimento e tratamento em situações de crise.
Campanha Setembro Amarelo:
Desde 2013, o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) realiza ações de prevenção do suicídio e valorização da vida. Este ano, a campanha “Eu Me Importo Com Você” contemplou uma semana de atividades com o intuito de abrir espaços de diálogo e compartilhar informações acerca do tema.