Pessoas entadas na plateia

 

Na manhã dessa terça-feira, 24, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, ministrou palestra para estudantes e professores do IFPI (Instituto Federal do Piauí), do Campus Centro, em Teresina. A chefe do Ministério Público do Piauí foi acompanhada pelas promotoras de Justiça Cléia Fernandes, chefe de gabinete da PGJ, Raquel Galvão, secretária-geral do MPPI, Flávia Gomes e Sílvia Reis, respectivamente, coordenadoras do CAODEC (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania) e CAODIJ (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude), que também conversaram com o público presente. A ida das representantes do Ministério Público resulta do início de uma parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento de projetos voltados a comunidade acadêmica do Instituto Federal, nas áreas de direitos humanos e direitos da infância e juventude. Esse primeiro encontro discutiu o tema: A arte de viver.

 

 

Pessoas sentadas na plateia

 

Para iniciar os trabalhos, a promotora Cléia Fernandes realizou um momento de relaxamento com o público. Logo após, a PGJ introduziu sua fala saudando os presentes e agradecendo a participação dos estudantes e professores. Carmelina Moura continuou o diálogo apresentando a função e a importância da atuação do Ministério Público na sociedade; um vídeo institucional foi exibido ao fim desse primeiro momento. Ela também falou sobre sua história de vida e ressaltou a relevância dos estudos, da dedicação e do foco em sua trajetória. “A mensagem que quero deixar para vocês hoje é que tenha um foco, um alvo. E que persistam nisso, com dedicação, estudo e disciplina. Essas foram as ferramentas que utilizei em toda a minha vida para alcançar os meus projetos e sonhos”, disse. Pontou ainda os desafios que surgem com a transição de fases na vida do ser humano: infância, adolescência, juventude, adulto, e a necessidade de se manter otimista em meio as dificuldades.

 

Em seguida, Cléia Fernandes retomou a palavra e realizou com os estudantes e professores a dinâmica da “Roda da Vida”. Um tipo de ferramenta de avaliação pessoal, utilizada para levar aos participantes a fazer uma reflexão sobre como estão as diversas áreas de sua vida. Com muito entusiasmo, os estudantes avaliaram sua vida e compartilharam o resultado.

 

Pessoas sentadas

Pessoas escrevendo

 

Outro assunto abordado foi a campanha que está em desenvolvimento no Ministério Público do Piauí em alusão em Setembro Amarelo. A hashtag #EuMeImportoComVocê tem promovido uma série de atividades voltadas a discutir a valorização da vida, saúde mental e prevenção ao suicídio.

 

Fechando os debates, as promotoras Flávia Gomes e Sílvia Reis falaram sobre a elaboração de um projeto entre o MPPI e o IFPI que será empreendido abordando temas como direitos humanos, cultura de paz, direitos da infância e juventude, entre outros.

 

DUas pessoas sentadas

 Pessoa de pé falando

 

As representantes do MPPI foram recebidas pela professora Ivamara Soares, e a pró-reitora de extensão, Divamélia Gomes. 

 

Pessoas de pé