Trazendo a temática “As novas vulnerabilidades do Consumidor”, o Congresso realizado de 27 a 30 de agosto na cidade de Maceió teve por objetivo construir uma agenda conjunta, observando as prioridades e contando com a participação de todos os atores jurídicos, capacitando e agindo, unidos, em prol da defesa do consumidor. O Promotor de Justiça e coordenador do Procon Estadual/Piauí, Nivaldo Ribeiro, esteve presente no evento.
Promovido pela Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, o Congresso foi realizado de forma conjunta com o Ministério Público do Estado de Alagoas e contou com diversos parceiros. A cada ano, o evento possibilita a discussão de assuntos relevantes sobre a relação de consumo. Participaram do evento, integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, estudantes universitários e outros profissionais interessados no tema.
Na oportunidade, também foi realizada a 22ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, exclusiva para os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), com o objetivo de contribuir para a análise conjunta dos desafios enfrentados pelos consumidores e para a formulação de estratégias de ação. O tema principal foi “Como nós SNDC e fornecedores tratamos o consumidor”, abordando a importância na articulação em âmbito municipal para atuação Macro e Micro além de pautas que discutiram mobilizações de interesse da defesa do consumidor.